segunda-feira, junho 28, 2010

Galardões.

Uma doutrina muito professada entre cristãos de nossos dias é a chamada "teologia do galardão". A teologia do galardão diz que, no Reino de Deus, os cristãos irão receber diferentes níveis de "galardões", cada um de acordo com o procedimento que tiveram aqui na terra. A teologia do galardão, portanto, não é relacionado a questão da possibilidade de perda de salvação. A teologia do galardão diz simplesmente que entre os salvos, haverá diferentes níveis de recompensa , uns sendo mais recompensados do que outros, devido a maior ou menor fidelidade a Deus que tiveram aqui na terra.

Mas apesar da teologia do galardão ser muito difundida entre cristãos professos em nossos dias, ela está em contradição direta com princípios fundamentais da doutrina de Jesus Cristo. Na verdade, a teologia do galardão é tão contrário aos princípios fundamentais do Evangelho, que eu fico até envergonhado em saber que existam cristãos que não tenham percebido isso.

Na carta de Paulo aos Romanos, por exemplo, nós lemos: "Jesus Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação".(Romanos 4.25) E aos Corintios ele diz: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras".(1 Coríntios 15.3)

Ora, se Cristo foi entregue por causa de nossas transgressões, se Cristo morreu por nossos pecados, se a justiça de Cristo foi imputado a nossa conta, como seria possível então alguns cristãos serem vistos por Deus como merecedores de galardões maiores do que outros? Pois se a justiça de Jesus Cristo é imputada em nossa conta, então Deus não poderá julgar um cristão como sendo mais justo do que outro, já que ambos só são sequer considerados justos porque toda a justiça de Cristo foi imputada sobre eles. Se as falhas de cada cristão foram imputadas em Cristo e se a justiça de Cristo foi imputada aos cristãos, então os cristãos não poderão perder qualquer galardão com base em suas falhas, pois as suas falhas já foram imputadas sobre Cristo.

Um comentário:

Erica disse...

Ótimo esclarecimento para as novas "doutrinas" de recompensa e prosperidade tão pregadas em muitas igrejas! =/