segunda-feira, julho 12, 2010

Arminianismo - Parte VI

Mas muitos ainda perguntarão:

A Bíblia não ensina que a salvação seja oferecida a todos os indivíduos? Eu tenho certeza que eu já li ela dizendo isso em algum lugar!

Não. A Bíblia não ensina que o evangelho seja oferecido a todos os indivíduos. Não há lugar nenhum na Bíblia que diga isso. Se o evangelho já tivesse sido oferecido a todos, Jesus já teria voltado. Em Efésios 2, por exemplo, Paulo se dirige aos gentios que anteriormente eram pagãos dizendo: “Lembrai-vos que em tempos passados éreis gentios na carne...que naquele tempo estavais sem Cristo... sem esperança e sem Deus no mundo...” (Efésios 2.12) Paulo aí pede que os gentios que agora criam em Jesus Cristo lembrassem de que isso não era verdade no passado sobre o seu povo. Os gentios crentes em Jesus Cristo sabiam muito bem que os seus antepassados eram pagãos e idólatras adoradores de diversos deuses e não do Deus verdadeiro. Eles deveriam ser muito gratos pelo fato de Deus ter usado com misericórdia com eles pra que não permanecessem em trevas como havia acontecido com os seus antepassados. “Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e levantado e será muito sublime. Como pasmaram muitos à vista dele pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mas do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mas do que a dos outros filhos dos homens. Assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele, porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram, entenderão”. (Isaías 52.13-16)

As pessoas adquirem a falsa idéia de que o evangelho seja oferecido a todos por três motivos principais:

1) Acreditam que a realidade espiritual de seu próprio meio seja a realidade espiritual do mundo inteiro em todas as épocas.

As pessoas olham ao redor de sua cidade e de seu país. Vêem que há muitos cristãos. Há muitas igrejas. Com base nisso chegam à conclusão de que todas as pessoas da face da terra estajam ouvindo o evangelho como é ela acredita acontecer no meio que ela vive. Mas acontece que a realidade que você vive em seu meio não é realidade do mundo inteiro em todas as épocas. O fato de na sua cidade ter muitos cristãos e muitas igrejas não deve levar você a acreditar que isso seja a realidade de todas as pessoas. Isso deveria levar você é a louvar incondicionalmente a Deus pela grandeza de sua misericórdia por Providenciar que você tenha nascido em circunstâncias em que você pudesse ouvir o evangelho. Se Deus tivesse feito você nascer no mesmo lugar, há 500, há 800 ou há 1.000 anos atrás, não haveria igreja nenhuma em sua cidade. Você provavelmente seria um pagão adorando o sol, a lua e as estrelas, cavando mais e mais a cova da sua condenação por sua idolatria e outras práticas reprováveis.

2) Não compreendem os versículos bíblicos com conotações universalistas.

Outro problema é que as pessoas lêem versículo que falam em “mundo” e em “todos” e automaticamente entendem que o texto em questão esteja se referido a todas as pessoas individualmente, cabeça por cabeça. I Timóteo 2.4, por exemplo, afirma que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. Mas o problema é que quando a Bíblia fala dessa maneira, ela não está necessariamente se referindo a todos individualmente. Não é assim que funciona a nossa própria língua nem é verdade na Bíblia. Quando alguém diz “Hoje em dia, todo mundo usa internet” isso significa que não exista ninguém na face da terra que não use? “Há 20 anos, poucas pessoas tinha um celular. Agora todos têm”. “Hoje em dia todo mundo tem que falar inglês”. "Hoje em dia todo mundo tem uma televisão”. “Mundo” aí evidentemente não significa todas as pessoas individualmente. “Mundo” aí trás somente o sentido de diversidade e grande número de pessoas. A idéia é somente dizer que algo que era anteriormente restrito a um único grupo, ganhou abrangência e agora inclui gente de todos os tipos e classes.

O mesmo acontece na Bíblia. Durante a maior parte do tempo narrado pelo Antigo Testamento, de Moisés até Jesus, o evangelho esteve restrito a nação de Israel, com algumas poucas exceções. Muitos judeus se baseavam nisso pra achar que o evangelho era só pra eles. Isso, todavia, não é verdade e por esse motivo, a partir da vinda de Jesus Cristo, o evangelho volta a ser propagado entre os gentios. Quando o Novo Testamento fala em termos universais, normalmente o que se está querendo combater é a idéia de que o evangelho esteja restrito a uma nação única, uma classe social única, um tipo único de pessoa.

Quem quiser ser contencioso e afirmar que “mundo” e “todos” são usados na Bíblia sempre pra se referir à todos os indivíduos que jamais existiram, terá problemas com versículos que claramente contradizem essa idéia.

Em João 12.9 os fariseus reclamam que, “o mundo vai após ele”. Isso não significa todas as pessoas individualmente. Eles próprios não estavam incluídos nisso, pois eram inimigos de Cristo. Significava somente uma grande massa de pessoas de diversas etnias, nível cultural, nível econômico, etc. Como diz o versículo seguinte: “E havia certos gregos...”.

Em Atos 19.27, lemos que alguns habitantes da cidade de Efeso se revoltaram com Paulo pelo fato dele pregar contra a idolatria. Eles tinham medo de que se Paulo acabasse com a idolatria, eles não poderiam mais ganhar dinheiro com a fabricação de imagens. “Não somente há perigo de nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa Diana ser estimado em nada; a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram”. (Atos 19.27) Será que eles queriam dizer aqui que não existia ninguém na Ásia nem no mundo inteiro que não prestasse culto a deusa Diana? Será que até o próprio Paulo e os cristãos prestavam culto à deusa Diana? Mas se nem Paulo nem os cristãos (e muitos outros certamente) prestavam culto a deusa Diana, então porque esses homens afirmam que a deusa Diana era aquela que “toda Ásia e o mundo adoram”? Simplesmente porque a expressão não implica em todos individualmente, cabeça por cabeça. Significa somente que o culto a deusa Diana era algo mundialmente difundido, envolvendo uma grande diversidade de povos, etnias e classes sociais.

Em Romanos 11.12, Paulo usa “mundo” simplesmente pra se referir aos gentios em toda a sua diversidade, sem incluir nisso o povo de Israel. “Ora, se a riqueza deles redundou em riqueza para o mundo, o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude”.

A expressão “todos” é por diversas vezes utilizada da mesma maneira.

Em Mateus 11.32 nós lemos que os líderes do templo ficaram com medo de afirmar que o batismo de João não era algo de Deus, pois “todos consideravam João como um profeta”. Mas se “todos” aqui se refere a todos os indivíduos, porque então que eles próprios não consideravam? Por que João Batista foi morto por Herodes? “Todos” aqui evidentemente se refere a um grande massa de pessoas diversas e não a todas as pessoas individualmente, sem exceção.

Em Lucas 21.17, Jesus diz, “sereis odiados por todos”. Ao que ele se refere aqui? Será que ele está dizendo todas as pessoas individualmente iriam odiar os cristãos? Todas as pessoas da face da terra mantem um ódio contra os cristãos? Os cristãos se odeiam entre si?

Em João 3.26, nós lemos, “todos lhe saem ao encontro”. Novamente, aqui a idéia é que os seguidores de Jesus não eram restritos a uma única classe social, a uma única etnia, mas refere-se a pessoas das mais diversas. Não significa que todas as pessoas da face da terra estavam indo se encontrar com Jesus.

A palavra todos que nós temos em nossas Bíblias em português, vem da palavra grega πας (pas). Segundo o dicionário Thayer, do para o inglês:

πας
pas

Thayer Definition:
1) individually
1a) each, every, any, all, the whole, everyone, all things,everything
2) collectively
2a) some of all types

Vemos no dicionário que πας não tem uma única definição. A primeira definição fala de todos individualmente. A segunda definição fala de todos coletivamente, o que o dicionário define como sendo alguns de todos os tipos. É exatamente a definição que nós vimos nos versos acima. Tais textos não estão falando em todos individualmente, mas falam de acordo com a segunda definição do dicionário, de forma coletiva. Referem-se a um grande massa de pessoas diversos tipos e não a todas as pessoas individualmente, sem exceção. Na verdade, não é nada diferente da forma com que usamos a palavra no português.

Com base nisso, nós entendemos que quando nós lemos a Bíblia falar em todos ou quando ela fala no mundo, nós não podemos inferir, com base nisso, que ela esteja falando de todas as pessoas que jamais existiram na raça humana, cabeça por cabeça. Não podemos porque esse não é o único sentido da palavra. Vemos isso tanto no dicionário quanto nos próprios versos bíblicos quando analisados dentro do contexto. O sentido pode ser tanto um quanto o outro. Pra saber qual dos dois é o caso, cada texto precisa ser analisado dentro de seu contexto.

Nenhum comentário: