domingo, julho 04, 2010

Arminianismo.

O tema “salvação” é um dos temas de maior importância na Bíblia. É pra isso que Jesus Cristo veio ao mundo e é pra isso que ele foi crucificado. Para nos salvar dos nossos pecados. “Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por ele”. (João 3.17) Por esse motivo, é extremamente danoso para a Igreja a negligência em relação a um assunto de tamanha importância.

Em relação a esse tema, grande parte dos cristãos modernos pode ser classificados dentro daquilo que historicamente tem sido chamado de “arminianismo”. Muitos não conhecem essa nomenclatura, então vamos começar definindo o que o tesmo significa. Em seu sentido mais amplo, um arminiano é um simplesmente um evangélico que acredita nos dois pontos seguintes:
  • Que a salvação é oferecida a todas as pessoas individualmente.
  • Que cabe aos homens individualmente aceitar tal salvação ou não pelo uso do livre-arbítrio para crer ou não, para que de fato possam ser salvos.
Há muitos cristãos que acreditam nesses dois pontos, mas recusam-se a ser chamados de “arminianos”. Nesse caso, vale lembrar que as nomenclaturas servem simplesmente como uma maneira de identificar o que uma pessoa acredita de forma a facilitar a comunicação. Se existe uma nomenclatura pra identificar uma crença ou idéia isso significa que qualquer um que mantenha tal crença ou idéia, é automaticamente classificado de acordo com o nomenclatura referente a tal idéia. É somente uma maneira facilitar a comunicação para que toda vez que for necessário se referir a crença em questão não seja necessário repetir detalhadamente o sistema de crença da qual se quer conversar. Um “trinitariano”, por exemplo, é simplesmente um cristão que acredita que há um só Deus formado por três pessoas, o Pai, o Verbo e o Espírito Santo. Pra evitar explicações longas e detalhadas todas as vezes que for preciso se referir a quem crê em Deus dessa maneira, foram criados os termos “trindade” e “trinitariano”. Da mesma forma, um “arminiano”, mesmo que nem mesmo saiba que tal nomenclatura exista, é simplesmente um evangélico que acredite nos dois pontos citados acima.

Mas as nomenclaturas têm seus problemas. Dependendo da circunstância e da forma de uso, podem carregar ambiguidades que podem fazer com que aquele que o usa, seja mal compreendido. O termo “arminiano” vem do sobrenome do teólogo holandês Jacó Arminius. Alguém pode pensar que um “arminiano” seja somente aquela pessoa que concorda com tudo aquilo que Jacó Arminio disse. Mas a verdade é que o termo nunca foi cunhado pra se referir a alguém que acredita em tudo o que Jacó Arminio pensava. Em primeiro lugar porque isso seria um absurdo, pois é impossível que duas pessoas concordem plenamente em qualquer coisa. Em segundo lugar, porque os arminianos, sendo protestantes, confessam ser a Bíblia o único manual de fé e prática. Arminiano, em seu sentido comum, refere-se somente a um evangélico que acredita nos dois pontos citados no inicio deste estudo, que a salvação é oferecida a todas as pessoas individualmente e também que cabe aos homens individualmente aceitar tal salvação ou não pelo uso do livre-arbítrio para crer ou não, para que de fato possam ser salvos. Jacó Arminius foi o teólogo que introduziu e popularizou essa forma de pensar entre os protestantes e é por esse motivo que aqueles protestantes que pensam assim, são chamados de arminianos.

Nenhum comentário: